Consultoria para redução do Consumo de Sal e Açucar

This opening expired 1 year ago. Do not try to apply for this job.

WFP - World Food Programme

Open positions at WFP
Logo of WFP

Application deadline 1 year ago: Wednesday 17 Aug 2022 at 05:59 UTC

Open application form

Consultoria para redução do Consumo de Sal e Açucar

Local: Brasília, Brazil

Tipo de contrato: Consultoria por produto (Special Service Agreement - SSA)

Duração do contrato: 06 meses

Data limite para aplicação: 16 de agosto de 2022

O Escritório do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE/WFP) no Brasil contrata Consultor para elaborar documentos técnicos sobre estratégias para redução do consumo de açúcar e sal.

Contexto

O CdE/WFP foi estabelecido em 2011 como uma parceria inovadora entre o WFP e o governo brasileiro para facilitar o intercâmbio de soluções no âmbito da cooperação Sul-Sul trilateral para promover a segurança alimentar e nutricional. Trabalhando de perto com governos de 28 países, o CdE/WFP oferece uma abordagem multidimensional que promove a cooperação entre diferentes setores para fomentar a segurança alimentar e nutricional e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero a agricultura sustentável.

Para conhecer mais, assista: https://www.youtube.com/watch?v=iYPsD3ef8xQ.

Nesse contexto, o CdE/WFP, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/MS), iniciaram parceria por meio do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga de Má Nutrição em Escolares. O projeto prevê a colaboração das três instituições, e outras que serão definidas ao longo da jornada, na produção de evidências e troca de experiências exitosas entre o Brasil e outros países que também enfrentam o problema. Inicialmente foram identificados como países parceiros a Colômbia e o Peru. A parceria é dividida em dois grandes eixos: fortalecimento do espaço de cooperação Sul-Sul e apoio às ações da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição, que vai até 2025. A Década de Ação para Nutrição contempla atividades de fortalecimento da nutrição em diferentes setores e com capacidade para potencializar o cumprimento dos ODS, especialmente para a erradicação da fome e de todas as formas de má nutrição e promoção da saúde e bem estar.

Objetivos da consultoria

A consultoria tem por objetivo principal elaborar documentos técnicos sobre estratégias para redução do consumo de açúcar e sal, e policy briefs sobre os temas contendo recomendações de políticas e estratégias para gestores. A partir dos conteúdos levantados, o consultor deverá produzir documentos que subsidiarão estratégias de comunicação sobre o tema, apoiar a realização de eventos e elaborar relatórios de eventos realizados nesse escopo.

Qualificações

  • Competências: disponibilidade, responsividade, capacidade analítica e prospectiva, conhecimento teórico e instrumental dos temas relacionados à alimentação e nutrição.
  • Formação educacional: Graduação em nutrição. Mestrado e/ou Doutorado na área da saúde pública ou área correlata ao tema da consultoria será considerado um diferencial. Publicações de artigos científicos e publicações sobre o tema específico da consultoria serão consideradas um diferencial.
  • Experiência mínima: Mínimo de 2 anos de experiência comprovada em pesquisa e publicação na área de alimentação e nutrição e/ou na elaboração e implementação de políticas públicas no âmbito da alimentação e nutrição e segurança alimentar e nutricional.
  • Experiência desejável: Experiência profissional no objetivo específico da consultoria e/ou em desenho e implementação de projetos na temática de alimentação e nutrição; Elaboração de artigos e documentos sobre o tema da consultoria; Experiência de trabalho com organizações internacionais.
  • Língua: Fluência em português e conhecimento de trabalho na língua inglesa e no espanhol.

Produtos

Por meio da presente consultoria, são esperados os seguintes produtos:

1. Plano de trabalho: Cronograma das atividades para elaboração dos produtos solicitados, incluindo: organização estrutural dos documentos, resumo da metodologia a ser utilizada (quando se aplicar para a coleta e as análises necessárias), programação (semanal) das atividades previstas ao longo da consultoria e prazo de entrega das versões parciais e finais de todos os produtos a serem elaborados.

2. Organização de seminário técnico sobre estratégias efetivas para redução do consumo de sal pelas populações: O/A consultor/a ficará responsável pela organização de evento técnico no terceiro trimestre de 2022 sobre o tema, incluindo minuta de convites, alinhamento com palestrantes e convidados, apoio na elaboração de documentos base e programação para o evento.

3. Relatório de seminário técnico sobre estratégias efetivas para redução do consumo de sal pelas populações: Relatório técnico sobre o evento realizado. Este relatório deverá ter sua versão final também em Espanhol. As datas dos eventos, agenda, objetivo, detalhes da estrutura e formato do relatório serão definidos ao longo da consultoria junto com as áreas e parceiros envolvidos, sob a coordenação do ponto focal do projeto do CdE/WFP e da CGAN/DEPROS/MS .

4. Versão preliminar da síntese de evidências sobre estratégias para redução do consumo de sal: Reunir evidências de pesquisa global (a partir de revisões sistemáticas e documentos oficiais de organismos internacionais) e evidências locais para as deliberações sobre estratégias efetivas para a redução do consumo de sal. Esse documento deve conter o detalhamento da coleta e das análises das informações necessárias (revisão bibliográfica, análise documental, detalhamento da base de dados que serão avaliadas, estratégias de busca e relacionados, entrevistas e reuniões com as áreas técnicas dos países envolvidos, entidades dos países, etc.). Os detalhes da estrutura e formato do documento serão definidos ao longo da consultoria junto com as áreas e parceiros envolvidos. Diferentes documentos serão enviados pela CGAN/DEPROS/MS para compor a síntese de evidências.

5.Versão final da síntese de evidências sobre estratégias para redução do consumo de sal:

Documento organizado e revisado contendo síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta as pesquisas relevantes disponíveis sobre as estratégias para redução do consumo de sal. Esse documento será um recurso essencial de evidência disponível para elaboração do policy brief (produto 7) e para apoiar gestores de políticas públicas sobre possíveis áreas de intervenção visando a melhoria das condições de alimentação e nutrição dos países no âmbito do projeto Nutrir o Futuro.

O documento sobre as estratégias para redução do consumo de açúcar será desenvolvido a partir de documento intitulado “Síntese de evidências para políticas: Estratégias para a redução do consumo de açúcar”, a ser enviado pela CGAN/MS. O consultor deverá apenas organizar esse material em um documento técnico semelhante ao elaborado para a redução do consumo de sal. Esse documento final também deve ter suas versões em português e espanhol para o compartilhamento com os países envolvidos.

Demais materiais utilizados na construção do produto, incluindo tabelas, gráficos e arquivos de backup das informações coletadas devem ser enviados junto ao produto final em formato editável.

Esse documento final também deve ter suas versões em português e espanhol para o compartilhamento com os países envolvidos.

6. Policy briefs (2) sobre estratégias para redução do consumo de sal e açúcar (versão preliminar): Entrega da versão inicial dos policy briefs. Os detalhes da estrutura e formato serão definidos ao longo da consultoria junto com as áreas e parceiros envolvidos, sob a coordenação do ponto focal do projeto do CdE/WFP e da CGAN/DEPROS/MS.

Lembrando que policy briefs são uma ferramenta fundamental para apresentar pesquisas e recomendações a um público não especializado e servem como um veículo para fornecer recomendações sobre políticas baseadas em evidências para ajudar os leitores a tomarem decisões. Um policy brief robusto destila os resultados da pesquisa em linguagem simples e estabelece links claros para as iniciativas de políticas. Os melhores policy briefs são documentos independentes claros e concisos que se concentram em um único tema.

7. Policy briefs (2) sobre estratégias para redução do consumo de sal e açúcar (versão final):

A partir dos produtos 5 e 6 finalizados, um policy brief para cada tema deverá ser elaborado, tendo gestores como público-alvo, contendo os principais aspectos da análise da síntese de evidência das ações e estratégias para para redução do consumo de sal e açúcar nos países envolvidos. O documento deve conter no máximo 10 páginas. Esse documento (policy brief) final deve ter sua versão em espanhol também.

8. Elaboração de roteiros de vídeos com as estratégias para redução do consumo de açúcar e sal: Elaboração de quatro (4) roteiros de vídeos sobre as estratégias para redução do consumo de açúcar e sal e recomendações de políticas e estratégias para gestores sobre o tema. Os roteiros de vídeos serão elaborados com o apoio direto e orientação da equipe do CdE/WFP e da CGAN/DEPROS/MS. Esses vídeos terão por objetivo divulgar os principais achados da consultoria e será uma ferramenta para que os resultados encontrados possam alcançar os gestores públicos e profissionais envolvidos na elaboração e implementação das políticas de alimentação e nutrição dos países do projeto Nutrir o Futuro.

9. Organização de seminário para divulgação das melhores práticas para a redução do consumo de sal e açúcar: O/A consultor/a ficará responsável pela organização de evento técnico no quarto trimestre de 2022 sobre o tema, incluindo elaboração de convites, alinhamento com palestrantes e convidados, apoio na elaboração de documentos base e programação para o evento.

10. Relatório de seminário da divulgação das melhores práticas para a redução do consumo de sal e açúcar: Relatório técnico sobre o evento realizado. Este relatório deverá ter sua versão final também em Espanhol. As datas dos eventos, agenda, objetivo e os detalhes da estrutura e formato do relatório será definido ao longo da consultoria junto com as áreas e parceiros envolvidos, sob a coordenação do ponto focal do projeto do Centro de Excelência contra a Fome.

Prazos de entrega dos produtos: O/A consultor/a deverá trabalhar com os parceiros do projeto Nutrir o Futuro, sob a coordenação do CdE/WFP. A aprovação dos produtos deverá acontecer nos tempos determinados pela coordenação do projeto, documentados no plano de trabalho. O não cumprimento dos prazos de entrega ou no caso dos produtos não estarem de acordo (qualidade) com o combinado e com o que está estabelecido neste Termo de Referência, podem implicar na descontinuidade do contrato.

Forma de pagamento dos produtos

O pagamento dos produtos da consultoria serão feitos após a aprovação dos produtos apresentados. Os pagamentos são realizados no penúltimo dia de cada mês, caso as versões finais sejam entregues e aprovadas até o dia 20. De outra forma o consultor receberá o pagamento no mês subsequente, após ter o produto aprovado.

1) Plano de trabalho

Valor: BRL 2.000,00 (4%)

2) Organização de seminário para conhecimento de experiências e evidências sobre o tema

Valor: BRL 4.000,00 (8%) – após a realização do evento

3) Relatório de seminário para conhecimento de experiências e evidências sobre o tema

Valor: BRL 4.000,00 (8%)

4) Versão preliminar da síntese de evidências sobre estratégias para redução do consumo de sal

Valor: BRL 4.000,00 (8%)

5) Versão final da síntese de evidências sobre estratégias para redução do consumo de sal e organização da síntese de evidências sobre estratégias para redução do consumo de açúcar

Valor: BRL 6.000,00 (12%)

6) Policy briefs (2) sobre estratégias para redução do consumo de sal e açúcar (versão preliminar)

Valor: BRL 6.000,00 (12%)

7) Policy briefs (2) sobre estratégias para redução do consumo de sal e açúcar (versão final)

Valor: BRL 12.00,00 (24%)

8) Elaboração de quatro (4) roteiros de vídeos com as estratégias para redução do consumo de açúcar e sal

Valor: BRL 4.000,00 (8%)

9) Organização de seminário para divulgação das melhores práticas para a redução do consumo de sal e açúcar

Valor: BRL 4.000,00 (8%)

10) Relatório de seminário da divulgação das melhores práticas para a redução do consumo de sal e açúcar

Valor: BRL 4.000,00 (8%)

VALOR TOTAL: BRL 50.000,00 (100%)

Viagens esperadas: Não.

Comportamentos esperados:O marco de Liderança do WFP estabelece padrões comuns de comportamento que nos orientam sobre a forma COMO trabalhamos juntos para cumprir a nossa missão. Incorpora os valores do WFP e contribui para mudar e melhorar a nossa cultura. Tais comportamentos são esperados por todos/as os/as seus/suas funcionários/as, independente do nível ou tipo de contrato.

Como aplicar?

1 – Vá até o endereço: http://www1.wfp.org/careers/job-openings - Registre-se na plataforma e crie o seu currículo.

2 – Clique em – Consultoria sal e açúcar e depois em “apply” para submeter a sua aplicação e o seu currículo.

IMPORTANTE: Você deve completer os passo 1 e 2 para que a sua aplicação seja considerada.

O WFP se compromete a promover a diversidade, a paridade de gênero, raça e a igualdade entre homens e mulheres. Deficientes físicos, afrodescendentes e pessoas do grupo LGBTQI+ são fortemente incentivados a se candidatarem.

Nos esforçamos para construir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, livre de assédio sexual e abuso de autoridade. Acreditamos na comunicação aberta, e todos os indivíduos no WFP são tratados com respeito, independentemente de sexo, idade, etnia, crenças religiosas e políticas, etc.

Added 1 year ago - Updated 1 year ago - Source: wfp.org